SÍNDROME METABOLICA

VITAMINAS, ENZIMAS E RECEPTORES PRECIZAM ESTAR EQUILIBRADOSR

19 de novembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: ESTEATOSE HEPÁTICA (GORDURA NO FIGADO), OBESIDADE (VISCERAL, INTRA-ABDOMINAL, OU CENTRAL), OBESIDADE DESCONTROLADA, CONTROLADA, EMAGRECER.

ESTES FATORES TENTAM DESAFIAR A LEI DA FÍSICA ONDE O ENUNCIADO É CLARO: DOIS CORPOS NÃO PODEM OCUPAR O MESMO LUGAR EM UM  MESMO ESPAÇO. E NÃO SE ESQUEÇA COMO SE FABRICA O “PATÊ DU FOIE GRAS”.

Recentemente uma edição da revista VEJA alertou para um fato que  décadas atrás nós médicos relevávamos a  segundo plano, entretanto, com a epidemia da obesidade que se instalou no mundo, fez com que se  reavaliasse nossas posições e através  de uma reflexão percebemos o quanto  a  Esteatose  (gordura no fígado) sempre foi uma doença de intensa gravidade. Em sua edição  nº 2181-ano 43-nº36 8 de setembro de 2010, a VEJA em sua pagina 126, mostra como os criadores de animais principalmente na Califórnia, Florida, alimentam suas aves com fins comerciais, neste caso,  o ganso, onde literalmente colocam um funil garganta  abaixo da ave e em aproximadamente vinte dias os alimentam com 2 quilos de milho para que seus fígados adquiram dez (10) vezes seu tamanho natural, e depois esta pronto para o abate; apenas uma ressalva, também seu fígado  em quantidade de gordura , é transformada logo após o abate  no famoso “ PÂTE DE FOIE GRAS”,  que obviamente será servido com todo o requinte sofisticado nas melhores mesas do mundo como” manjar dos deuses”.  Não estou aqui   questionado nenhum gourmet;  este é um exemplo do  que fazemos  com o nosso próprio corpo, que  é exatamente o que o criador de gansos faz com seus animais. 

Não podemos nos esquecer que o fígado é uma víscera, e a obesidade visceral, abdominal  ou central, é exatamente quem levará a gordura para nossos fígados, com a diferença que não são colocados pedaços de tomates secos (desidratados) no nosso pobre fígado. Mas tem outro detalhe que eventualmente seja tão grave quanto este, nossas vísceras  são envoltas em muito mais gordura, promovendo um bloqueio no músculo diafragma que é o responsável  pela contração e relaxamento que nossos pulmões quando respiramos, fazendo  a troca do O2 por CO2,  denominado processo de HEMATOSE, que mandará para o coração o sangue oxigenado e assim possamos viver.
Em tempo: o obeso intra abdominal ou Visceral é lógico que tanto o pulmão quanto o coração, este último localizado em posição central na região do mediastino , também tem que empurrar uma polegada a uma e  meia, de gordura que os revestem em caso de obesidade visceral, abdominal ou central. Portanto estamos agindo de forma irresponsável, encurtando nossas vidas se não tomarmos providências o quanto antes. 
PENSE NISSO.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia - Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V.Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930


Como saber mais:
1.   É comum a esteatose  em pessoas com sobrepeso e obesidade...
http://gorduraabdominal.blogspot.com


2.   Esteatose é tratável...
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com/


3.   É importante a relação cintura / quadril...
http://imceobesidade.blogspot.com/


Referência Bibliográfica:
Nature Reivews – Gastroent. & Hepatology – May 2010-11-19
Division of Endocrinology, Children`s Hospital Boston, Ma, USA,
E. T. Rhodes, D. S. Luduwig
Lipid Disorders A.Gotto , H. Pownall 2ª edition



Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil